Atletas do vôlei se preparam para grandes campeonatos nos próximos meses

“Meu sonho é formar um ser humano através do esporte”. Essa é a fala do Pedro Mendes, técnico da equipe de vôlei do URC. Esse é um desejo compartilhado pela Diretoria da UPMSI/URC, que aposta e incentiva a formação de times profissionais no clube composta por jovens atletas. O voleibol já está consagrado no clube e cerca de 50 garotas de 15 e 17 anos de idade participam semanalmente dos treinos que possibilitam a participação em campeonatos em diversos locais do país. A proposta para 2024 é atender pelo menos mais 20 jovens. 

O intuito do Diretor de Esportes e Eventos do URC Rogério Rezende e também dos profissionais envolvidos nos treinos não é apenas engajar atletas em competições, mas ensinar a juventude a encontrar um propósito maior de vida com valores como trabalho em equipe, domínio proprio, iniciativa, foco, poder de reação, atenção, responsabilidade e respeito.

O projeto é novo, mas promissor. Com apenas 8 meses de iniciativa com as equipes sub 15 e sub 17, a perspectiva é a de ampliar os times para dar oportunidade também para jovens e adolescentes de outras faixas etárias. “Pretendemos ter a sub 14, sub 16 e sub 19 no próximo ano. E para este ano, nosso objetivo é fazer o projeto ser conhecido com os melhores resultados possíveis”, completa o técnico que conta ainda que as meninas estão indo bem nos treinamentos e já possuem condições para participar de grandes campeonatos como o “taça Paraná” (ver calendário de jogos”), que é a maior competição de base de voleibol da América Latina. 

As equipes sub 15 e sub 17 do URC já participaram com sucesso de campeonatos como o interestadual do “Branco”, em São José da Lapa. Para o presidente da UPMSI Paulo César Santos (PC) esses campeonatos representam uma conquista inenarrável na promoção do esporte amador com jovens: “É também valorizando a juventude que podemos construir uma sociedade mais justa e humana”, declarou PC.

Como contribuir com o projeto?

A ideia é atender, no total, 70 meninas a partir do ano de 2024. Para selecionar as participantes, os profissionais organizam e divulgam uma seletiva. As equipes de rendimento são gratuitas, no entanto, é necessário apoio financeiro e patrocínio para compra de uniformes, de instrumentos diversos para os treinos, bolas e outras grandes despesas como as das viagens. As lideranças das equipes tentarão as leis de incentivo para profissionalizar ainda mais, conseguir remunerar as atletas e os profissionais envolvidos. Algumas empresas e pessoas já contribuem, (ver tabela de patrocinadores) mas ainda não é o suficiente para suprir toda a demanda. Os interessados em contribuir podem entrar em contato com o treinador pelo telefone 995509194. 

Escolinha de vôlei do URC

Além do projeto de formação de atletas, o URC também possui escolinha de vôlei com o professor Pedro Mendes. A modalidade esportiva é ofertada às terças e quintas-feiras, no período da tarde, com valores diferenciados para os associados do clube e alunos do colégio Máximus. Para mais informações, os interessados podem entrar na página da internet www.upmsi.org.br/atividades

Mais sobre o treinador

Pedro da Silva Mendes, 24 anos, formado em Educação física pela Universo, de Belo Horizonte, é técnico de voleibol desde o ano de 2019. Como estagiário, Já trabalhou no Mackenzie Esporte Clube, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar  e também na seleção mineira de voleibol, em 2020. Trabalhou ainda no Minas Tênis Clube como instrutor de voleibol. Atualmente, além de técnico de vôlei da equipe de atletas URC, é também técnico da Associação Social Esportiva do Granada, do Colégio Batista Mineiro e da Confederação Brasileira de Voleibol (nível 2). 

Calendário:

Copa Barbacena
9 e 10 de Setembro

Taça Paraná
26 de outubro a 2 de novembro

Copa URC

Abertura: 29 de Setembro as 19h/19h30

Sub-15: 30 de setembro e 01 de outubro
Sub-17: 07 de outubro e 08 de outubro

Coordenador: Alexander de Jesus Almeida

Técnico: Pedro Da Silva Mendes

Auxiliar (Tecnico Acadêmico): Edirlei Tadeu de Oliveira

Estagiária: Nicoly Parreiras